O Turista vive a cidade na correria. O viajante não. Que coisa essa de passar um ou dois dias em um lugar, ver tudo às pressas e não fazer uma boa refeição? Na França, principalmente, isso é inadmimissível. Um absurdo!
Gastar em Euro não é coisa fácil. Não dá pra fazer as contas em Real a toda hora. Mas isso não quer dizer que você tenha que comer no MacDonald's toda vez que tiver fome. Sabendo procurar e tendo tempo pra isso, você gasta quase o mesmo em um bistrô, seja em Paris ou em qualquer outro lugar que você estiver na Europa.
É sabido que as refeições na França são caras, pois os restaurantes pagam 19,6% de imposto sobre as refeições, contra 5,5% que o McDonalds paga. Na França, restaurantes de Fast Food têm essa taxa reduzida, porque o governo francês considera que as pessoas não comem no lugar, mas compram pra levar pra casa. Ou seja, um Fast Food serve para comprar e levar pra casa. Mas isso não é acontece na França. O francês tem uma cultura da comida. Uma refeição é uma experiência e não um momento pra encher a barriga apenas. Eles compram a sua refeição, comem e permanecem lá, lendo, conversando, ou simplesmente matando o tempo.
Os restaurantes na França oferecem o que é chamado de Formule. Essa refeição consiste em uma escolha: Ou você pede entrada com prato principal ou prato principal com sobremesa. Isso, dependendo do restaurante, pode custar-lhe apenas 11 Euros. Sem contar que a água da casa é obrigatória. Você não paga por ela. Basta pedir Une carrafe. Se você pedir água mineral sem gás, receberá uma garrafa de água mineral. Paga por você. Mas cuidado! Em alguns restaurantes é melhor pedir água mineral e pagar por ela. Na hora H, faça uma análise do ambiente e decida você mesmo.
Um McDo, como deliciosamente dizem os franceses, custa isso, ou quase isso. Nesse caso, trocar um Malgré de Canard, ou peito de pato, por um BigMac não dá né. Um absurdo!
Então, não dá pra estar na França sem ter uma experiência gourmand, pois qualquer um pode ir a um restaurante.